Dedicação e Trabalho

Não há como falar da VENTURI  SILVA & HÜTTNER ADVOGADOS ASSOCIADOS, sem falar de uma pessoa importantíssima: AUGUSTINHO DA SILVA, idealizador e sócio fundador do escritório, pai de Naiana Emilia Xavier da Silva, Nara Elaine Xavier da Silva, e Nadja Cristina Xavier da Silva, as quais são integrantes da sociedade VENTURI  SILVA & HÜTTNER ADVOGADOS ASSOCIADOS. DR. AUGUSTINHO teve influência total e absoluta na formação profissional e como ser humano de suas filhas, através de ensinamentos de respeito e coragem, necessários para pautar a vida em defesa dos ideais e do bem comum.

Por isto, temos uma tradição incontroversa, salutar e vitoriosa… um nome a ser zelado eternamente.

Homenagem Rotary Club

No ano de 1952, nascia em Pouso Redondo – Estado de Santa Catarina, o companheiro AUGUSTINHO DA SILVA.

Desde cedo, o companheiro AUGUSTINHO viu nas necessidades da vida, mola propulsora para o seu crescimento pessoal e profissional. Perdeu seu pai aos 05 anos. Filho de família humilde.

Desde pequeno já sabia o que queria: SER ADVOGADO, ao contrário do que sua mãe desejava, que era que se tornasse padre.

Em meados da década de 1970, chegou em São José dos Pinhais, para trabalhar no Cartório do 1º Tabelionato desta cidade, tendo como titular o companheiro JALTON CORDEIRO. Fez o Curso Técnico em Contabilidade no Colégio Roque Vernalha e no ano de 1975 passou no vestibular do Curso de Direito na cidade de Itapetininga/SP, conseguindo neste mesmo ano sua transferência para a Universidade Católica do Paraná.

Deixou o Cartório e veio a trabalhar com Dalton Cordeiro e Tobias Brito, os quais também fizeram parte deste clube, como estagiário. Quando se formou, continuou no escritório na companhia de Dalton Cordeiro, Geraldo Munhoz de Melo e Telmo Dorneles, tendo hoje ainda a participação do Dr. Adelino Venturi Junior, das Drªs Karimem Melo, Patrícia Borges Guerios, e Nara Elaine Silva, sua filha e Procuradora Geral deste Município.

Fez parte, como Assessor Jurídico e integrante da Câmara Setorial dos Advogados por diversas gestões da ACIAP – Associação Comercial Industrial e Agrícola e de Prestação de Serviços de S J Pinhais; foi tesoureiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção São José; foi integrante de diversas Diretorias da APAE; Presidente do PFL (hoje Democratas) deste Município.

Neste clube ingressou em data de 27/08/1982, tendo como padrinho o comp. Arthur Antunes – Classificação Advocacia Família. Foi presidente na gestão 1988/89. Companheiro Paul Harris. Ocupou todos os cargos do conselho diretor.

Dedicado a atividade Rotária, foi, sem sombra de dúvidas, a bandeira viva do Patronato Santo Antonio, pessoa a qual as irmãs sempre se reconfortaram em seus aconselhamentos e auxilio.

Tem como filhas: Nara, Nadja e Naiana, filhas que ele sempre se orgulhava de falar e de acompanhar.

AUGUSTINHO DA SILVA foi um dos mais destacados Presidentes deste clube, sempre pela força interior avivada pela esperança do voluntariado. Não usufruiu Rotary, ele viveu, conviveu, se alegrou e sofreu com Rotary, DIFUNDINDO A ÉTICA, PRATICANDO A SOLIDARIEDADE e PROPUGNANDO A FRATERNIDADE E O SERVIR.

Infelizmente, pelas escritas do Destino, nos deixou, recentemente e prematuramente, para servir a um novo clube a pedido de Deus, junto com os mais destacados companheiros que também, para lá foram convidados.

Rotary Club São José dos Pinhais

“AUGUSTINHO foi o exemplo de que, no final de tudo, por mais importante que se tenha sido em vida, o que sobra, o que conforta e o que dá paz (e paz verdadeira), é só o amor que foi construído na célula mater da sociedade, a família.”
Deputado Federal Luiz Carlos Setim

“Ele foi exemplar como pessoa e como profissional. Ele tinha uma ligação muito forte com o Judiciário e era respeitado por ser correto. Perdi um grande amigo em quem confiava.”
Deputado Estadual Francisco Bührer

“É uma perda lamentável. Ele sem dúvida prestou um grande serviço para São José dos Pinhais como um advogado conceituado e renomado.”
Ex-prefeito e Deputado Federal Leopoldo Meyer

“Ponderado e excelente advogado, Augustinho tinha trânsito por todas as siglas partidárias de São José dos Pinhais. Respeitabilíssimo, deixa uma lacuna difícil de ser preenchida não só como profissional, mas como grande líder político que foi.”
Jornal Correio de Notícias
8 de novembro de 2005

“Meus pensamentos e lembranças de uma grande amizade serão perpetuados por toda a nossa existência. Obrigado por ter sido meu amigo, meu irmão e acima de tudo meu conselheiro.”
Argemiro Garcia
Jornal de São José
17 de novembro de 2005

Augustinho Rotariano 

Foi sempre um rotariano destacado.
Soube praticar com inteligência e simplicidade o primeiro item do Objetivo do Rotary, fazendo do companheirismo uma bandeira.
Como presidente do clube demonstrou, ao mesmo tempo, liderança, capacidade e humildade, predicados que poucos conseguem demonstrar. No pedágio que idealizou e colocou em prática, nas confluências da Avenida Rui Barbosa e BR 376, com o fim de arrecadar fundos para a Campanha Pólio Plus, soube comandar seus companheiros e alcançar, com pleno êxito, o objetivo traçado.
Só mesmo a sua morte o fez deixar o Rotary.
Hoje, ocupa lugar de honra na Galeria de Presidentes do Rotary Club de São José dos Pinhais e ocupa também lugar de saudade e de reconhecimento no coração de todos os que com ele conviveram.

Augustinho Advogado

Os que conhecem a sua história sabem o quanto de sacrifício lhe custou alcançar a profissão que escolheu e o quanto foi dedicado a essa profissão.
Foi um advogado competente, compreensivo, exatamente como deve ser o verdadeiro profissional.
Na comarca de São José dos Pinhais e na cidade de São José dos Pinhais, soube conquistar a todos, clientes, amigos, colegas, autoridades, sendo ainda hoje lembrado pela sua maneira singular de tratar a todos, de forma cordial e educada, independentemente da situação.
Infelizmente, Augustinho vive hoje em outro plano, mas, felizmente seu nome e sua lembrança jamais haverá de desaparecer, pois através de suas filhas que seguiram seus passos, tudo o que fez não foi e não será em vão.

Augustinho Amigo

Verdadeiro amigo dos amigos, sabia como poucos cultivar uma verdadeira amizade.
Não misturava amizade com serviço, porém fez muitos amigos através da profissão e ajudou muitos amigos pela mesma profissão.
Foi sempre desprendido, sincero, simpático e extremamente preocupado em manter as amizades que conquistou.

Augustinho Homem

Íntegro, probo, responsável, verdadeiro exemplo para seus companheiros do Rotary; invejado por muitos pelas suas numerosas amizades; admirado pelo zelo com que educou e criou suas filhas, com certeza, o maior tesouro que amealhou durante toda a sua vida.

Enfim, um homem, um rotariano, um advogado, um pai, que após sua partida deixou uma lacuna no coração de todos, lacuna essa que jamais será preenchida, pois Augustinho era único.

Que Deus o tenha no esplendor da Sua glória, pois cremos, que, onde quer que esteja, certamente estará em lugar de destaque, como sempre esteve, junto os que, como ele, são merecedores.

Existem pessoas que passam pela vida sem deixar nenhum vestígio de sua caminhada, mas, existem aqueles que passam, deixando de uma maneira indelével o perfume de sua existência. Drº Augustinho da Silva – exemplo de personalidade.

Rotary São José dos Pinhais

Placa oferecida pelo Partido da Frente Liberal de São José dos Pinhais (hoje Democratas) em homenagem ao Dr. Augustinho da Silva.
30 de novembro de 2005

Denominação de “Espaço Advogado Augustinho da Silva” para a sala de eventos da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção São José dos Pinhais.